Amados o assunto em pauta nesta lição é de grande relevância, mas tem sido esquecido ao longo dos anos, por isso quero ser cauteloso com o meu ponto de vista para não polemizar. Qual o conceito que temos de primícias? São importantes? Vale para a igreja atual?

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; Provérbios 3:9

Conceitos de Primícias

Vamos aprender o que é primícias, segundo o dicionário Aurélio, primícias é: Primeiros frutos, primeiras produções, primeiros efeitos, primeiros lucros, primeiros sentimentos, primeiros gozos, começos, prelúdios.

Na definição bíblica não é diferente, por traz de toda uma doutrina fundamentada em ensinos explícitos e figuras implícitas, as escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a ele as nossas primícias, cuja definição é:

A primeira parte de algo. Portanto primícias é mais que oferta, mais que bens, mais que dinheiro, não é apenas ofertar valores, primícias tem que ser o primeiro.

Em Êxodo 13:13 Deus disse que se o primogênito (considerado o primeiro fruto do ventre) da jumenta não fosse resgatado, o seu pescoço deveria ser quebrado. Semelhante os primogênitos dos animais deveriam ser consagrados ao senhor, como também os primeiros frutos de toda a plantação, também eram consagrados os primogênitos do casal, esse deveria ser resgatado, se a primeira cria dos animais fosse inválidos deveriam ser resgatados. A importância da lei das primícias não estava no que seria feito com a oferta, mas no princípio de que ela não seria utilizada em benefício próprio. Em Ezequiel 44:30 tem uma promessa para o propiciador no que tange a oferta, mas como disse temos mais do que dinheiro para oferta, o dinheiro é apenas uma parte, mais como forma de desapego Deus pediu aos hebreus para que lhes entregasse as primícias de toda renda. (Primeiro resultado de todo trabalho)

Por que devo entregar primícias?

“Traga o melhor dos primeiros frutos da terra ao santuário do Senhor, o seu Deus. “Não cozinhe o cabrito no leite da própria mãe. ” Êxodo 34:26

3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. Gênesis 4:3-5

Porque estou horando a Deus, entregar ao senhor as  nossas primícias é dar-lhe honra, é distingui-lo e demostrar o lugar especial que ele ocupa em nossas vidas, Deus quer ser o primeiro em nossas vidas antes de qualquer outra coisa ou ser. A rebelião de satanás foi a tentativa de usurpação esta posição divina, e ainda hoje ele tenta tomar o trono de Deus em nossos corações, devemos manter o senhor em seu devido lugar, dando a ele a honra de ser o primeiro. Mateus 6:33. A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que mantiveram Deus em suas vidas, A DESPEITO DO PREÇO A SER PAGO, Ex: Abraão que preferiu sacrificar Isaque e manter Deus em primeiro lugar em sua vida. José preferiu a cadeia, Sadraque, Mesaque e Abede-nego a fornalha de fogo, Daniel a cova dos leões e os Apóstolos a prisão, tudo isso para dar a Deus a honra de ser o primeiro em suas vidas.

Conclusão

Janeiro primeiro mês do ano (primícias de dias) aprender a importância das primícias fará com que o nosso caminho em 2018 seja um caminho de sucesso se tivermos a coragem que os nossos antepassados citados  acima tiveram de manter Deus em primeiro lugar em nossas vidas, que cada um de nós possamos fazer o mesmo A DESPEITO DO PREÇO A SER PAGO, Jesus esta voltando, os campos estão brancos para a ceifa, santifiquemo-nos, pois o senhor fará maravilhas em nosso meio, sem dúvida 2018 será um ano em  que os primiciadores farão e viverão a diferença, vamos entrar neste campo e fazer uma grande colheita, primiciar é honra a DEUS Provérbios 3:9,10, é santificar as finanças Romanos 11:16 é abençoar e ser abençoado Ezequiel 44:30.

Baixe essa lição aqui