Baixe essa lição aqui

 

“Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.” João 1:16 (NVI)

 

Introdução

A palavra plenitude segundo o dicionário da bíblia de estudo Almeida fala de abundância, presença completa, estatura completa, tempo certo de Deus agir libertando as pessoas do peso da lei e da escravidão do pecado. Segundo o dicionário da língua portuguesa é estado do que é inteiro, completo, totalidade, integridade.

Com isso precisamos compreender que o sacrifício de Jesus na cruz foi para nos dar de sua plenitude que não é mérito nosso, porém através de sua graça estamos habilitados a desfrutar.

Para falar de plenitude é necessário aceitar a totalidade da vontade de Deus, e quando a aceitamos desfrutamos do melhor da terra, enfrentando muitas vezes adversidades, porém o conhecimento de quem Deus é, e de quem somos para ele nos faz viver tempos de abundancia e escassez, de saúde e enfermidade, com alegria e confiança pois a convicção de quem temos crido nos faz vencer.

 

Entendendo a plenitude de Deus

1- Abundância e alegria de viver.

Salmos 16:11 “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”

A partir do momento que recebemos o Eterno ao reconhecer Jesus como Salvador entramos em um tempo de abundância e contentamento não por ter tudo que queremos, mas de ter tudo que precisamos. Plenitude não vem pelo fato de ter coisas, mas de saber que temos um Deus que proporciona tudo começando pela libertação da escravidão do pecado, que ao viver o processo de metanoia, ou seja, mudança de pensamentos entramos em uma fase de prazer pela vida, gratidão e amor e isso nos habilita a enfrentar os tempos difíceis que nos promove ao tempo de conquistas sem fim. Viver a plenitude é ser feliz independente do momento pois temos a certeza que não estamos só e logo este tempo vai passar.

 

2- Plenitude é tudo, inclusive momentos difíceis.

2ª Coríntios 4:7-10 “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.”

O salmista diz que o Senhor é o nosso pastor e nada nos faltara, ou seja, este nada é nada. Não nos faltara livramento, prosperidade, saúde, provisão, sucesso, enfim, mas também não faltara situações a serem vencidas como, perseguições, desemprego, enfermidades, decepções por que o mesmo sol que nasce para o justo também nasce para o injusto o que precisamos saber sobre plenitude é que mesmo nestes momentos não estamos sozinhos, o Eterno está conosco e ter a certeza que estes momentos não são punições, ou “Deus pesado a mão”, mas situações a serem vencidas para glorificar ao Senhor e nos fazer entender que independente de tudo isso somos vencedores por meio daquele que nos amou.

 

3- Plenitude é ter um Deus que trabalha em favor daqueles que o amam e sempre ser vitoriosos.

Isaías 64:4 “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.”

A plenitude está disponível para nós, não por que merecemos, mas pela graça, porém a dificuldade que temos em entender a graça nos priva de viver a totalidade do que Deus tem para nossas vidas, o profeta Oseias diz que o povo é destruído pela falta de conhecimento, e sempre digo que aquilo que não vivemos ainda é por que não conhecemos, finalizo pedindo a você se permita viver a plenitude de Deus você não é órfão você é filho, não é por nós, não é pelo que fazemos é por ele, foi por ele e a ele honras e glorias para sempre.

Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”