Deus sempre será lembrado por suas alianças. Quando ele se revela a Moisés, faz questão de se revelar como Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Um Deus de alianças. Na Bíblia encontramos Deus fazendo várias alianças.

Disse também Deus a Moisés “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração. Texto: Êxodo 3:15 

ALIANÇA DE IMUTABILIDADE

Deus é imutável. Isso significa que ele não muda, não é instável, não é incerto, não é inconstante Ele é imutável. As pessoas mudam, as circunstâncias mudam, mas Deus não muda.

ALIANÇA DE CUMPRIR SUAS PROMESSAS

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa…” (Nm 23.19). Uma vez tendo prometido algo, Deus não será infiel a essa promessa. Deus nunca muda de ideia nem se arrepende do que faz. As suas promessas permaneçam firmes, trazendo assim a nós segurança e esperança.

ALIANÇA DE FIDELIDADE

Deus é fiel. Ele é absolutamente digno de confiança; as suas palavras não falharão. Ele é fiel na sua natureza e nas suas ações. A fidelidade é uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todas suas alianças, Ele nunca quebra uma aliança consigo mesmo nem com suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará, e o que prometeu, isto executará.

CONCLUSÃO

Quando entendemos que aliança é um pacto (compromisso) que não pode ser quebrada, ainda mais quando ela é feita pelo próprio Deus; Podemos descansar em suas promessas, pois, elas se cumprirão. Deus é fiel, não muda e cumprirá suas promessas.

Baixe essa lição