(FOTO: Campanha busca discutir suicídio - CRÉDITO: Divulgação/Caps)(FOTO: Campanha busca discutir suicídio – CRÉDITO: Divulgação/Caps)

 

Tirar a própria vida já é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade – ainda que, estatisticamente, pessoas com mais de 70 anos sejam mais propensas a cometer suicídio. Os dados são do relatório publicado em 2014 pela Organização Mundial de Saúde. No gráfico abaixo você pode ter uma ideia do tamanho do problema entre os jovens:

 

ult_jovem_12_09_16_grafico_suicidio_jovem

 

No Brasil, o índice de suicídios na faixa dos 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, uma taxa relativamente baixa se comparada aos países que lideram o ranking – Índia, Zimbábue e Cazaquistão, por exemplo, têm mais de 30 casos. O país é o 12º na lista de países latino-americanos com mais mortes neste segmento.

O suicídio é um assunto complexo. Normalmente, não existe uma razão única que faz alguém decidir se matar. E o suicídio juvenil é ainda menos estudado e compreendido”, disse à BBC Ruth Sunderland, diretora do ramo britânico da ONG Samaritanos, que se especializa na prevenção de suicídios.

Neste mês celebra-se em todo o mundo mais uma edição do Setembro Amarelo, uma campanha que pretende quebrar o tabu em torno do assunto e levar à população informação relevante em favor da vida.

Por isso, perguntamos:

Por que há tantos suicídios entre os jovens?

Dê sua opinião.

A Organização Mundial da Saúde afirma também que em pelo menos 90% dos casos o suicídio é prevenível, porque está associado a psicopatologias diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão.Como você acha que o Cristianismo poderia ajudar as pessoas (especialmente os jovens) a desistirem do suicídio?

 

Fonte: Ultimato