Baixe esta lição aqui

Texto: I Samuel 30:1-10,18-19

Introdução: Muitas pessoas, ao longo da vida, desistem de várias coisas que começam; algumas são coisas sem importância, que não afetam em nada a vida dessas pessoas, outras são coisas de suma importância, e a decisão de desistir prejudica profundamente essas vidas e o seu futuro.

 Você já desistiu de algo em sua vida?

O texto de I Samuel que lemos mostra Davi num dos momentos mais difíceis de sua vida. Davi nunca havia perdido uma batalha, mas enquanto estava fora com seu exército, o inimigo (os amalequitas) invadiu e saqueou a cidade   onde    Davi   morava,   levando   as mulheres e filhos deles como prisioneiros. Davi enfrenta a mesma sensação de quem perdeu uma luta sem nem ter lutado. Nessa hora o medo, a tristeza e a dor poderiam dominá-lo e levá-lo a pensar em desistir, mas não é isso que Davi faz. Muitas vezes enfrentamos lutas e passamos por sofrimentos tão grandes que nos fazem pensar em desistir. Quando isso acontecer:

  1. Olhe para Deus.

A Bíblia diz que na situação que Davi se encontrava ele encontrou forças em Deus, ele se fortaleceu no Senhor seu Deus. Olhar para o problema não irá te ajudar, olhar para o grande desafio pode te desanimar, olhe para Deus.

Olhando para Deus Davi encontrou forças, você também encontrará.

  1. Dê um passo de cada vez.

Muitas vezes a vitória completa demorará um bom tempo, mantenha-se firme e persevere. Desanimamos porque queremos que as coisas se resolvam rapidamente e de uma vez. A maioria das coisas não é resolvida assim, demora. Vá passo a passo obedecendo a Deus e confie. Nada é impossível para Ele.

  1. Não pare de lutar.

Se você desistir, por mais que Deus possa todas as coisas, você já perdeu a luta. Se não quer perder não desista, não pare de lutar, mesmo que pareça demorada a resposta de Deus virá.

Conclusão:

Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. 1 Samuel 30:18,19, As lutas da vida têm te feito desanimar? Tem gerado cansaço e desgaste? Você pensou em desistir? Precisa como Davi se fortalecer no Senhor Deus? Quer olhar para Ele, perseverar e esperar confiantemente que a resposta de Deus virá.