Baixe essa lição aqui

…unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmo 23:5b

Quando se fala de transbordar, se fala de abundância! Algo que escorre por fora de um recipiente passando pelas bordas, por causa do excesso, por estar repleto.

Pensamos em plenitude, estarmos cheios por completo, porém, esse texto fala sobre mais do que estar cheio, mais do que completo. Essa passagem das escrituras fala de transbordar. Existe uma passagem bíblica que diz que quando o coração, a alma está plena de alegria, os lábios e os olhos sorriem, e não são poucas as situações onde acontece o transbordar de lágrimas de alegria!

No entanto, percebemos que muitos tem sofrido de tristezas e depressões. Pessoas vazias, cálices vazios, vidas sem unção, vidas sem alegria, mas em Jesus podemos encontrar a alegria, uma vida cheia de propósito e motivos de transbordamentos de entusiasmo, satisfação e risos.

Jesus enche nosso cálice, nossa vida com…água

Isso mesmo! Água! Quando o pastor não encontrava rios recorria a poços. O pastor saciava a sede de seu rebanho ao lado de um poço. Imagine um poço, um pastor e um rebanho…e não estamos dizendo de uma ovelha apenas. O pastor não saía do poço enquanto todas as ovelhas não estivessem satisfeitas. Se são cem ovelhas, ele dará água a todas. Descia quantas vezes fosse preciso o balde, porque o pastor é generoso, bondoso, cuidadoso. Jesus é o bom pastor e quem é sua ovelha nunca mais terá sede. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14. Água é vida…deixa Jesus encher seu cálice!

Jesus enche nosso cálice, nossa vida com…vinho

Quando o tempo do frio ou a chuva chegava, o pastor carregava no bolso uma mistura de bebida forte misturada com água para dar as ovelhas. Algumas colheradas e em questão de instantes, a ovelha resfriada ou congelada pelo frio…renovava suas forças de forma quase imediata. A cauda delas abana e dão saltinhos de disposição. A palavra de Deus diz em Neemias 8:10b – “portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.”

A palavra diz que devemos ser cheios do Espírito Santo, que devemos beber o vinho espiritual que tira a frieza de nossa vida. Por muitas vezes, sentimos a tristeza tão forte que congelamos e entramos em um quadro depressivo, onde começamos a morrer; mas Jesus é nosso pastor e deixou o Espírito Santo! Quem é ovelha desse maravilhoso pastor, transbordará de alegria até nos momentos mais difíceis.

Jesus enche nossa cálice, nossa vida com…graça

A unção era feita na ovelha porque no verão muitos insetos perturbavam, entre eles, a mosca que colocava ovos no nariz da ovelha e quando as larvas eclodiam, a coceira e a inflamação era torturante. As ovelhas acabavam perdendo o controle e se arremessavam em cabeçadas uma contra as outras e até mesmo nas pedras, chegando a morrer; mas o pastor sempre tinha a solução. Ele carregava um unguento preparado para derramar na cabeça das ovelhas tirando toda irritação, inquietação e desassossego. Repousam satisfeitas e em paz. Talvez você esteja vivendo de momentos torturantes e alegria sumiu pelas preocupações, ansiedade e desespero por erros que você cometeu, mas saiba que o Pastor tem a unção que você precisa. Onde abundou o pecado, superabundou a graça. Graça é o favor imerecido de nosso Deus por nós que por muitas vezes, colocamos o nosso nariz onde não deveríamos ter colocado; porém ele  ama você e derramará unção de alegria em seu coração. Deixa esse Pastor cuidar de você!

Conclusão

Entregue sua vida ao Pastor Jesus, seja uma ovelha do seu rebanho e descubra que é possível ter alegria. Não faltará água(vida), nem vinho(força) e nem unção(cuidado). Venha viver com Deus e volte a ter alegria!