A única esperança para o mundo.

Ao desejarmos o crescimento da igreja, e acredito que qualquer pastor o queira, é necessário termos a motivação correta em nosso coração. Em momento algum Jesus e os apóstolos buscaram sucesso pessoal, comparação e disputa quanto ao crescimento ou o uso da igreja para fins próprios, a única motivação que deve fazer mover o nosso chamado é a salvação de um mundo perdido, mas amado por Deus. Infelizmente nas mãos de alguns a esperança tem se a vergonha do mundo, enquanto somos um pequeno rebanho o coração é fiel, puro e consagrado à visão do Espirito, porém quando crescemos comemos do fruto do sucesso e então nossos corações se abrem para o mal que não conhecíamos, e a igreja se torna massa espiritual de manobra de um coração corrompido em busca das mais diversas possibilidades de realização pessoal, financeira e política.

No ano de 2000 estava eu e um grupo de pastores no aeroporto de Guarulhos em São Paulo aguardando o momento do embarque rumo à Colômbia para juntos participarmos de uma conferência de crescimento de igreja. Em dado momento nossa conversa foi interrompida pelo Miss. Jair de Oliveira com o seguinte questionamento: Por que queremos pastorear uma igreja com milhares de pessoas? Após um longo silêncio embarcamos e a resposta ficou guardada em cada um de nossos corações, creio que iríamos divergir muito em nossas respostas naquela tarde, eu mesmo teria dado uma resposta equivocada. E você qual seria sua resposta? O apóstolo Paulo disse que os pastores acabam adquirindo motivações diferentes na expansão do reino, mas ele o fazia de boa mente, com a motivação correta.

Existem, ao ver algumas evidências que sinalizam para o propósito correto de crescimento no coração de um pastor, e o primeiro deles a se destacar é o desejo que ele nutre pela sua maturidade espiritual. Infelizmente a história tem mostrado no decorrer dos anos o quanto é nocivo à igreja estar debaixo de um pastoreio de homens imaturos e sem sujeição à autoridade posta por Deus sobre a vida dele direcionando-o por caminhos que ele ainda não conhece, portanto antes de crescer a igreja o pastor deve crescer. Nunca uma igreja terá uma visão maior do que a do seu pastor, no máximo igual a dele, Jesus disse que o discípulo pode chegar ao nível de seu mestre, mas nunca além dele, portanto igreja só pode ter e ser o que o pastor tem e faz. Aqui começa então nosso problema com o crescimento da igreja; como querer algo que eu não sei como fazer, onde fazer e quando fazer.

Nesta matéria tratarei exclusivamente daquilo que tenho vivido, praticado e experimentado nos últimos 13 anos da minha vida como pastor local da igreja de Santos-SP, de uma igreja de campanhas diárias. Iniciamos a partir dos meados de 2000 a atualização da igreja para o modelo primitivo encontrado em Atos dos apóstolos, nas cartas paulinas e nas epístolas universais, a igreja reunida em pequenos grupos celulares nas casas durante a semana, e aos domingos nos prédios de celebrações. Devido a fatos internos e externos, vou omiti-los por ora, tive que reinventar a roda de novo, o sistema que administra as células, e isto me custou nove longos anos, mas hoje entendo o porque de tudo isso, as experiências obtidas me preparam melhor para ajudar meus irmãos que buscam um novo tempo em seu ministério. O que levei 13 anos para alcançar, 2700 membros em janeiro de 2014, igrejas que temos tido do pastor a confiança de ajudá-los nesse mesmo processo, fazem em bem menos tempo.

Em primeiro lugar quero compartilhar com você o trilho do vencedor, ela facilita o crescimento espiritual de cada salvo desde a sua chegada ao corpo de Cristo até o despertamento dos dons espirituais no serviço do reino.

TRILHO DO VENCEDOR

A Igreja Casa da Benção de Santos, busca dar a cada pessoa que a ela se agrega pela fé em Jesus um caminho para o seu crescimento espiritual. De um salvo até alcançar o propósito de Deus para sua vida, liderar uma célula de oração Jesus em cada lar, existe um caminho a ser percorrido. A este caminho damos o nome de “Trilho do Vencedor”.

A seguir você tomará conhecimento desta jornada vitoriosa desde a primeira estação (início) até a última (chegada). Em cada uma destas estações o novo salvo imprime em sua vida as verdadeiras marcas espirituais de Cristo ao alcançar sua maturidade espiritual.

MEUS PRIMEIROS PASSOS COM JESUS

Imediatamente à oração de arrependimento dos pecados e confissão da fé em Jesus o novo salvo receberá a visita de um apascentador em sua sua casa para juntos iniciarem o processo de firmar sua caminhada com Jesus. Por quatro semanas ele será ministrado com o livro Meus Primeiros Passos com Jesus (A C Palaroni), afim de iniciar com firmeza sua nova vida. Os temas são:

ENCONTRO COM O AMOR DE DEUS

Todo encontro resulta em uma experiência positiva ou negativa. Um encontro com o amor de Deus provavelmente acaba em uma grande experiência positiva de transformação de vida. Num período de 48hs (sábado à tarde até domingo a tarde) todos que fizeram os “Meus Primeiros Passos com Jesus” estarão em um retiro onde conhecerão o Senhor “conforme diz as escrituras”. Os princípios bíblicos para viver uma vida de vencedor é apresentada a eles de forma muito amorosa e poderosa. A grande maioria, ao voltar para casa, o faz já decididos pelo batismo. Durante este período telefonemas e torpedos serão recebidos pela pessoa periodicamente. Os temas ministrados são:

CURSO DAS ÁGUAS

Após o retorno do Encontro com o Amor de Deus, por três semanas a pessoa é ministrada com Curso das Águas (A C Palaroni) em sua casa pelo mesmo apascentador, e a última ministração é feita no prédio da igreja por um dos pastores de liderança. O propósito desta fase é esclarecer dúvidas e responder perguntas de cada um. Durante este período telefonemas e torpedos também serão recebidos pela pessoa periodicamente.

BATISMO

Seguindo o mandamento de Jesus “aquele que crer e for batizado será salvo”, o batismo deste novo crente acontece no primeiro domingo de cada mês. O batismo é a porta de entrada no cristianismo de maneira pública.

CURSO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL – CCE

Nenhuma grande construção permanecerá de pé por todo o tempo superando as intempéries da natureza caso não tenha um bom alicerce. O fundamento determina o seu tamanho e sua durabilidade. Toda verdade é paralela, o que é no mundo natural é também no mundo espiritual, portanto na vida espiritual esta verdade é a mesma. Se não tivermos uma boa base de conhecimento seremos devastados pela ignorância.

O Curso de Crescimento Espiritual (CCE) consiste em ministrar o conhecimento de doutrinas básicas da Bíblia a serem praticadas pelo salvo vencedor, afim de que ele possa corrigir as deformações deixadas pelo pecado, e por meio de experiências marcantes recriar a imagem original de Deus em sua vida. O CCE tem duração de quatro meses com uma aula por semana, é um bom tempo para crescer, avançar e comprometer-se de vez com Jesus, é uma experiência inesquecível.

ENCONTRO DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS

Esta émais uma estação importantíssima na jornada rumo a uma vida de vencedor. Sexta-feira à noite e durante todo o dia de sábado o salvo será como barro nas mãos do grande oleiro (Deus), aqui ele passará pelo processo de viver de acordo com os padrões e normas estabelecidos por Deus como forma de vida diferenciada do resto do mundo. O encontro de princípios bíblicos é como quando os israelitas saíram do Egito, e ao sopé do monte Sinai receberam os mandamentos para que fossem diferentes das demais nações da terra, e tivessem a benção do seu Deus.

CURSO DE TREINAMENTO DE DISCÍPULOS – CTD

O trilho do vencedor passa pelo CTD, uma estação intermediária onde se descobre que todo membro do corpo de Cristo, como no corpo humano, possui encargos. Quem está em Jesus agora faz coisas novas. Um salvo não deve ser apenas salvo, mas salvo com encargos em sua nova vida. Este curso dará ferramentas para evangelizar, consolidar, liderar, orar pelos enfermos e oprimidos com eficácia. Durante os quatro meses de formação os encargos são colocado por Deus no coração do salvo.

REENCONTRO

O reencontro acontece na semana seguinte ao termino do CTD em lugar retirado, de sexta-feira à noite ao domingo à tarde. As ministrações acontecem no campo da alma e seus ressentimentos, a principal trava usada por Satanás para impedir o fluir de Deus na vida do salvo vencedor. É uma experiência das mais fortes, pois vem trazendo para fora da alma, como um vômito, todo lixo que está lá depositado pelo inimigo há anos.

CURSO DE MULTIPLICAÇÃO DE DISCÍPULOS – CMD

O último curso no trilho do vencedor, o CMD ensina a liderar uma célula de oração com muita clareza e unção de Deus, como fazer visitas com êxito em qualquer situação, preparar um mensagem bíblica, cuidar das ovelhas do Senhor e formar a base de discípulos do líder.

ENCONTRO DE SANTIDADE

Com o encontro de santidade chegamos a estação final do trilho do vencedor. Em lugar retirado num final de semana todos os líderes de células estarão fazendo uma aliança de santidade, consagração e compromisso genuíno de suas vidas ao encargo dado por Deus a eles.

COMO COMEÇO?

Não acreditamos em uma edificação rápida e de crescimento da noite para o dia. Não estamos tratando de uma simples estratégia de crescimento, mas da edificação de uma obra que entrará na eternidade. Infelizmente muitos pastores, atualmente, desprezam o trabalho dos pequenos grupos celulares porque o tomaram unicamente como meio de crescimento rápido da igreja, e não como modelo da igreja primitiva. Uma mudança de valores e princípios deve começar a ser processada na mente da igreja a partir dos líderes e obreiros, foi o que Moisés fez quando foi ao Egito resgatar o povo hebreu, primeiro ele comunicou sua missão e visão aos líderes e em seguida a todo o povo.
Tenho orientado aos pastores primeiramente buscar algum outro pastor que já esteja vivendo a realidade em sua igreja dos pequenos grupos com sucesso, não tente fazer nada sozinho sem supervisão e direcionamento de alguém que já passou por onde você passará.

Um estudo feito em Atos dos apóstolos deve ser feito semanalmente ministrado pelo pastor da igreja aos seus líderes e obreiros por um período de 8 semanas focando o estilo de vida da igreja primitiva com temas tais como: vida de oração – comunhão entre os irmãos – relacionamento – reuniões nas casas – reuniões no templo – etc…Estes temas transformarão o pensamento dos líderes quanto ao modelo da igreja primitiva que está sendo adotado pela igreja local. Sempre no final de cada estudo fazemos a pergunta: Quantos gostariam que nossa igreja fosse como esta dos apóstolos?
Finalizado o estudo, o pastor e todos que fizeram o estudo de Atos, mergulharão num encontro com o amor de Deus num fim de semana. O encontro será ministrado pelo seu pastor de cobertura espiritual.
Na segunda feira após o encontro esta equipe recebe treinamento básico e específico para iniciarem as primeiras células de oração na casa dos irmãos. A partir desta primeira fase segue-se o trilho naturalmente com os demais irmãos da igreja, e aqueles que ainda não são salvos, mas já estão frequentando uma célula de oração Jesus em cada lar.
Deus restaurou sua igreja no modelo do Novo Testamento. A combinação das reuniões de celebração com as células não é uma ideia humana, se não o modelo que as Escrituras e a história demostra ser o sistema de Deus para o crescimento de sua Igreja.